Cervejeiros caseiros adoram recriar os nossos estilos favoritos de cervejas, mas também gostam de inovar ou testar algo diferente em suas receitas. O uso de temperos diversos já se tornou uma prática comum entre homebrewers do mundo todo, apesar de que o uso de ingredientes diferentes dos tradicionais água, malte, lúpulo e levedura já vem sendo empregado (e com perfeição) pelas tradicionais escolas europeias, vide as witbiers belgas que levam semente de coentro e casca de laranja. E é com esse espírito de inovação e busca de novos sabores que nós trazemos aqui uma lista com 5 temperos para se usar em sua cerveja:
1- AÇAFRÃO
Também conhecido como açafrão-da-terra, cúrcuma, tumérico e gengibre amarelo, é uma planta herbácea prima do gengibre, sua principal característica é a forte cor amarela que ela da aos alimentos. Sua raiz é moída e tirada um pó, nosso conhecido açafrão, que é utilizado como condimento e corante na culinária e no preparo de medicamentos. É muito utilizado na culinária indiana para colorir o arroz. Seu uso na cerveja tem o mesmo objetivo que na culinária, conferir uma cor amarela bem vibrante. Cuidado que você pode também colorir seu fermentador plástico com essa especiaria.
2- ALECRIM
Uma erva típica da culinária italiana que foi muito bem empregada pelos brasileiros. Incrivelmente aromática, seria um incremento interessante para cerveja igualmente aromáticas, como American IPA, Imperial IPA e Saison. Uma Pale Ale de centeio também seria uma forte candidata para receber alecrim, já que a erva combina com toques picantes. Há algumas controvérsias no meio cervejeiro sobre qual melhor tipo de alecrim a ser usado, o alecrim seco ou o alecrim fresco. Recomenda-se a adição de 30 gramas de alecrim para 20L durante a fervura (fervendo-o por 45 minutos). Possível também fazer um “dry-hopping” com 15 gramas de alecrim para 20L de cerveja, adicionando-o na fase de fermentação secundária.
3-CANELA
A canela já ganhou seu espaço nas receitas sazonais de cervejas natalinas. Desde as tradicionais escolas belga e alemã até a revolucionária americana usam a canela para essas cervejas festivas. Podemos citar aqui as cervejas Dieu du Diel Blanche Niege e a Anchor Christmans Ale. A canela deve ser adicionada durante a fervura do mosto, tanto faz se for taquinho de canela ou em pó. Vai bem com outras especiarias como gengibre e cravo-da-índia.
4-COENTRO
Coentro é um tempero muitíssimo utilizado na culinária nordestina, tem um aroma e sabor característico. Porém para a cerveja é utilizado a semente de coentro. Impressionantemente, a sua semente tem um aroma cítrico e é um ingrediente obrigatório para as Witbiers belgas. Também é bem empregado nas cervejas de estilo Saison. Para usar semente de coentro na sua cerveja, primeiro moa as sementes em um moedor de pimenta-do-reino e adicione-as durante a fervura.
5-COMINHO
As sementes de cominho são tradicionais da culinária do norte, são picantes e levemente adocicadas. São utilizadas para aromatizar queijos, pães, pratos salgados e bolos. Os óleos das sementes de cominho são utilizados para a fabricação de bebidas alcoólicas, como o licor germânico Kümmel. Devido às suas características picantes, as sementes de cominho são possíveis especiarias para se adicionar a uma cerveja de centeio. Recomenda-se adicionar as sementes ao final da fermentação secundária e início da maturação e deixá-las na cerveja por poucos dias.
Beterraba e açai - cores vibrantes
ResponderExcluir