sexta-feira, 8 de julho de 2016

ANCHIETA - O BAIRRO CREVEJEIRO DE PORTO ALEGRE


Quando se fala em turismo cervejeiro, pensamos em locais óbvios como Alemanha, Bélgica e Estados Unidos. Aqui mesmo no Brasil temos várias cidades com rotas e locais cervejeiros bastante conhecidos. Mas de alguns anos para cá, não existe melhor lugar para encontrar grandes cervejas artesanais e em uma variedade enorme, como em Porto Alegre. Premiadíssimas, as cervejas da capital gaúcha vêm conquistando os paladares brasileiros e são facilmente encontradas em ótimos bares espalhados pela cidade.
O local que se tornou ponto de referência para a arte da produção de cerveja artesanal é o bairro Anchieta, na zona norte de Porto Alegre. Tradicionalmente uma região industrial, desde 2010 com a instalação da Seasons, o local começou a receber fabricantes de cerveja que antes se dedicavam à produção somente de forma caseira. Atualmente onze microcervejarias estão instaladas no bairro que já é o maior polo produtor de cervejas artesanais do país.
A proximidade das diferentes marcas não gera discórdia, a concorrência é uma forma de fortalecer o ramo e conquistar cada vez mais clientes amantes da cerveja artesanal. Pensando nisso o grupo de empreendedores do Polo Cervejeiro do bairro Anchieta inclusive já participou de eventos com visitas guiadas nas dependências das empresas, degustação de produtos e confraternização. O Tour Cervejeiro teve como objetivo aproximar os apreciadores da cerveja do local onde elas são produzidas.

CONFIRA ALGUMAS CERVEJARIAS DO POLO ANCHIETA



Babel Cervejaria: Produz oito tipos diferentes de cerveja, entre elas a Ka’a, feita com erva-mate.
Endereço: Rua Provenzano, 333.

Irmãos Ferraro: Dali saem oito tipos diferentes de cerveja. A mais requisitada é a LoCa Imperial IPA, de aroma e sabor fortes, tanto em álcool, como em amargor.
Endereço: Praça Jorge Godofredo Felizardo, 70.

Seasons: A premiada cervejaria foi a primeira a chegar ao polo do Anchieta. A BasiliCow foi eleita a melhor cerveja da terceira edição do Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau. A bebida é composta de uma receita exclusiva à base de manjericão.
Endereço: Rua Ângelo Dourado, 185.

Tupiniquim: Escolhida a cervejaria do ano do Concurso Brasileiro de Cervejas, tem 28 tipos diferentes de rótulos distribuídos.
Endereço: Rua Ângelo Dourado, 206.

Baldhead: Tem capacidade instalada para produzir cerca de 15 mil litros ao mês. Produz seis cervejas. Destaque para o perfil australiano: a Mellon Head conquistou a medalha de ouro na categoria no concurso Brasileiro de Cervejas.
Endereço: Rua Vitor Valpírio, 350.

Lagom: Produz 40 estilos diferentes de cerveja. Possui ainda um bar e um pub em Porto Alegre. No concurso de Blumenau, foi premiada com medalha de bronze na categoria cerveja com fruta ao estilo belga com a Lagom Framboise. Mesmo sendo feita com a fruta, não é uma cerveja doce, ao contrário, tem um leve toque seco no paladar.
Endereço: Rua Ângelo Dourado, 118.

Távola: Produz 5 estilos. A Imperial Red Ale tem o estilo irlandês: de coloração avermelhada, fornece um sabor inicial típico de malte com nuances de caramelo.
Endereço: Rua Vitor Valpírio, 430.

Oito: Como o nome indica, foi a oitava cervejaria a se instalar no polo do Anchieta. Trabalha com quatro estilos: Blond, American Pale Ale (APA), Robust Chocolate Porter e o destaque, a India Pale Ale (IPA).
Endereço: Rua Vitor Valpírio, 70.

Portoalegrense: Última cervejaria a se instalar no polo do Anchieta, deu início à produção recentemente. A cozinha conta com quatro tanques de mil litros, garantindo uma capacidade inicial de até 8 mil litros por mês.

Endereço: Rua Ângelo Dourado, 373.

Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário