quarta-feira, 12 de abril de 2017

Harmonização de Cervejas com Chocolate


Enquanto a páscoa se aproxima que tal comprar um chocolate que harmonize com uma deliciosa cerveja?
Muitos ainda não imaginam a combinação de cervejas com doces, mas, basta fazer a combinação certa para se render a tentação de experimentar novas combinações, e assim, surpreender a visita naquele jantar ou almoço.

Para uma boa harmonização de cervejas com chocolate você pode usar tanto da similaridade quanto do contraste entre os sabores e aromas de ambos. Ou seja, cervejas com sabores similares aos do chocolate, ou, sabores opostos, mas, que se completem. Nessa hora a imaginação pode fluir livremente.
Essa harmonização é ótima devido a semelhança entre os sabores da cervejas com o do chocolate: amargo, adocicado, condimentado, torrado, tostado e fermentação em alguns chocolates.
O ideal na hora de harmonizar a cerveja com o chocolate é servir a cerveja a aproximadamente 10ºC. Dessa forma, a temperatura irá contribuir para o derretimento do chocolate e evitará que ele se endureça.
Já o chocolate ao leite, uma boa pedida são cervejas com um alto teor alcoólico, como as Dobbel e Doppelbock, que ajudam a quebrar a sensação de gordura na boca.
As Lambics Frutadas se casam muito bem com chocolates brancos, devido o contraste entre sua leve acidez e o doce do chocolate. As Strong Golden Ale também fazem um ótimo par com esse tipo de chocolate, devido seu alto teor alcoólico e dulçor.
 As cervejas que mais combinam com chocolate são, geralmente, as escuras.

Chocolate Branco: a dica são os estilos Strong, Brown e Fruit.

Chocolate ao leite: para esse tipo de chocolate, os estilos são Dubbel, Stout, Porter e Doppelbock.

Chocolate Meio Amargo: pedem cervejas com sabores mais marcantes, como uma Stout, Porter e Schwarzbier.
As cervejas Stouts e Porters, combinam perfeitamente com chocolates meio amargo, principalmente os com mais de 70% de cacau.

Chocolates com % de cacau: para chocolates com mais de 60% de cacau, as indicadas são as Imperial Stouts e Tripel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário