quarta-feira, 19 de abril de 2017

Cervejas com ingredientes brasileiros


BELA ROSA

Cítrica e aromática, esta Witbier produzida pela Cervejaria Bohemia ganhou uma apimentada. Mais leve, a tradicional cerveja de origem belga, feita com trigo, casca de laranja e coentro recebeu o toque da pimenta-rosa.
 

STOUT AÇAÍ
Elaborada pela Amazon Beer, esta Stout é um desafio, pois a gordura do açaí adicionado à receita quebra a formação de espuma. De coloração preta, esta cerveja tem aromas de chocolate e café, provenientes do malte, com notas de frutas secas. No paladar, tem amargor médio, seguido de breve dulçor e acidez.
 
MARACUJIPA
Refrescante e agradável, esta cerveja da 2Cabeças é produzida com maracujá ao invés do tradicional Dry Hopping. Apesar da presença da fruta na receita, segue amarga e potente como uma boa India Pale Ale. Combina com sopa de legumes, queijo brie, massa ao pesto e moqueca.

 BACA
A Cervejaria Coruja também resolveu trabalhar com uma fruta tipicamente brasileira ao adicionar pitanga a esta Amber Lager. Vai bem com amendoim, lombo de porco, churrasco e comida mexicana.

FOREST BACURI
Receita exótica criada pela Amazon Beer, esta cerveja de baixo teor alcoólico leva bacuri, fruta nativa da Amazônia. Perfumada, clara e suave, combina com queijo minas, pato e massa com molho de tomate.
CAÁ-YARI
Com nome que faz referência à lenda indígena da deusa dos ervais, esta Belgian Blonde Ale, que por tradição é levemente adocicada e encorpada, recebeu um amargor e um vigor extra nas mãos da Cervejaria Bohemia. À receita foi adicionado um ingrediente um tanto inusitado para cervejas, porém muito comum no chimarrão tomado no sul do Brasil: a erva-mate.

SAISON DE CAJU
Além do caju, esta cerveja da Tupiniquim também recebe manga em sua composição. Produzida em colaboração com a americana Stillwater Artisanal, esta cerveja tem aromas cítricos como damasco, casca de laranja e condimentos como coentro e anis. No paladar, tem boa acidez somada a um breve dulçor e amargor.
IPA CUMARU
De coloração alaranjada, esta cerveja da Amazon Beer é maturada com sementes de cumaru, também conhecido como baunilha da Amazônia, que tem propriedades medicinais. A bebida tem aroma cítrico e frutado, é bem lupulada e balanceada com maltes nobres.

JABUTIPA
Como recebe uma grande quantidade de lúpulo, a India Pale Ale é conhecida pelo amargor marcante. Para aliviar um pouco e dar uma personalidade levemente adocicada à bebida, a Cervejaria Bohemia resolveu adicionar uma fruta típica do Brasil, a jabuticaba.


quarta-feira, 12 de abril de 2017

Harmonização de Cervejas com Chocolate


Enquanto a páscoa se aproxima que tal comprar um chocolate que harmonize com uma deliciosa cerveja?
Muitos ainda não imaginam a combinação de cervejas com doces, mas, basta fazer a combinação certa para se render a tentação de experimentar novas combinações, e assim, surpreender a visita naquele jantar ou almoço.

Para uma boa harmonização de cervejas com chocolate você pode usar tanto da similaridade quanto do contraste entre os sabores e aromas de ambos. Ou seja, cervejas com sabores similares aos do chocolate, ou, sabores opostos, mas, que se completem. Nessa hora a imaginação pode fluir livremente.
Essa harmonização é ótima devido a semelhança entre os sabores da cervejas com o do chocolate: amargo, adocicado, condimentado, torrado, tostado e fermentação em alguns chocolates.
O ideal na hora de harmonizar a cerveja com o chocolate é servir a cerveja a aproximadamente 10ºC. Dessa forma, a temperatura irá contribuir para o derretimento do chocolate e evitará que ele se endureça.
Já o chocolate ao leite, uma boa pedida são cervejas com um alto teor alcoólico, como as Dobbel e Doppelbock, que ajudam a quebrar a sensação de gordura na boca.
As Lambics Frutadas se casam muito bem com chocolates brancos, devido o contraste entre sua leve acidez e o doce do chocolate. As Strong Golden Ale também fazem um ótimo par com esse tipo de chocolate, devido seu alto teor alcoólico e dulçor.
 As cervejas que mais combinam com chocolate são, geralmente, as escuras.

Chocolate Branco: a dica são os estilos Strong, Brown e Fruit.

Chocolate ao leite: para esse tipo de chocolate, os estilos são Dubbel, Stout, Porter e Doppelbock.

Chocolate Meio Amargo: pedem cervejas com sabores mais marcantes, como uma Stout, Porter e Schwarzbier.
As cervejas Stouts e Porters, combinam perfeitamente com chocolates meio amargo, principalmente os com mais de 70% de cacau.

Chocolates com % de cacau: para chocolates com mais de 60% de cacau, as indicadas são as Imperial Stouts e Tripel.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Patê de Creme de cebola

Este creme é ideal para acompanhar torradas, pão fresco ou palitinhos de legumes que harmonizam perfeitamente com boa companhia e cerveja.

Ingredientes :
1 pacote de creme de cebola
1 lata de creme de leite
Pedacinhos de azeitonas se preferir

Modo de preparo Misture tudo e sirva com o petisco de sua preferência.